Notícias

Voltar à listagem

OAB homenageia advogados que contribuíram para a história da advocacia - Notícias

Data: 23/10/2018

Passado e futuro juntos. Este foi o panorama na sede da OAB Subseção Criciúma que promoveu, junto com a OAB Seccional Santa Catarina, uma homenagem aos advogados jubilados, assim como realizou mais uma entrega da credencial da Ordem aos novos profissionais.

 

Os advogados vinculados à Seccional que completaram 30 anos de exercício profissional e igualmente 70 aniversários ou 45 de vínculo à Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Santa Catarina foram então registrados no cadastro especial como advogados jubilados.

 

A homenagem tem como objetivo eternizar a significativa participação, no engrandecimento e dignificação da advocacia, que estes advogados deram ao longo do exercício de sua atividade profissional. Na solenidade de entrega de diploma do “Advogado Jubilado”, foram homenageados os profissionais: Alfredo Gava, Armando Serafim, Clovis Juberto Monteiro, Divino Colombo, Eduardo Pereira Rocha e Paulo Márcio Moreira de Moura Ferro.

 

O advogado jubilado Paulo Márcio Moreira de Moura Ferro lembrou que, quando começou a advogar em Criciúma existiam somente 15 profissionais, número considerado alto para época.

 

“E agora é uma honra ser homenageado ao lado de colegas tão ilustres. Sentimos-nos felizes e recompensados, material e espiritualmente, por exercer a missão social e humana da advocacia. Relembrando que a nossa Constituição, como estatuto da OAB, declara que o advogado é indispensável à administração da Justiça. É uma missão sublime e importante que nós advogados temos ao nosso encargo”, discursou.

 

O jubilado Eduardo Pereira Rocha, em seu discurso, aconselhou os mais jovens. “Sejam competitivos. Façam o diferente, se especializem, estudem, trabalhem, sempre. Esta profissão exige um campo de visão muito grande. Na minha carreira, somo 45 anos de intensos estudos, pois tinha uma missão a cumprir. Exerçam a profissão como um sacerdócio. Sejam ativos, e não se esqueçam, trabalhem muito, mas com humanização no trabalho e na alma que, consequentemente, o sucesso virá”, advertiu.


Evento emocionante

 

O presidente da OAB Subseção Criciúma, Fábio Jeremias, revelou que este foi um dos eventos mais emocionantes na sede da Subseção. “Principalmente aos novos colegas, pois esta solenidade vai ficar para sempre na memória, por ser um dia muito especial. Estamos homenageando os advogados que marcaram a minha carreira e vida profissional e é uma honra receber essas pessoas das quais me espelhei. Que o exemplo delas guie os novos profissionais e, aos novos advogados, que elenquem como compromisso ético, a defesa das prerrogativas”, destacou o presidente da OAB Subseção Criciúma.


Mulheres em ascensão

 

Na solenidade, Jeremias também observou o crescimento do sexo feminino na profissão. Especificamente nesta entrega de Credencial da OAB, dos nove novos advogados, sete são mulheres. “Em todas as carreiras jurídicas, elas estão tomando conta de seu devido espaço e isso é um presságio de que nós construiremos um mundo melhor do que até agora, com a vinda de mais mulheres”, complementou. A previsão é de que, até o primeiro semestre do ano que vem, em nível estadual, a OAB seja majoritariamente feminina.


Nascimento da democracia

 

O representante da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC), Rafael Búrigo Serafim, fez uma ligação entre os experientes e os novos advogados. “É uma das solenidades que fiquei mais nervoso, tamanha emoção. Esses profissionais viram a Constituição nascer em uma profissão ainda mais difícil naquela época, venceram todas as adversidades e participaram do nascimento da nossa democracia. Parafraseando Claudio Lamachia, dos grupos sociais que compõem uma sociedade, o mais importante é o advogado, pois somos os mantenedores da democracia, cidadania e Justiça”, reproduziu.

 

O presidente da OAB Seccional Santa Catarina, Paulo Marcondes Brincas, fez questão de estar presente na solenidade e, em seu discurso, enalteceu os jubilados.

 

“É um aprendizado e eu adoro conversar com os jubilados, ouvir seus discursos e, o que mais me chama atenção é o fato de imaginar como era na época deles. O quão era diferente e em todos os problemas e dificuldades que passaram. Hoje vivemos em uma sociedade rica, uma sociedade de consumo e materializada. E, naquela época, apesar de todas as dificuldades, de locomoção, de estudo, financeira, nunca vi um jubilado que tenha desistido ou estremecido. E que bom que estão aqui presentes, para mostrar aos jovens advogados o caminho”, finalizou o presidente da OAB Santa Catarina.

 

Receberam a credencial da OAB, os novos advogados e advogadas: Amanda Morgana Lins, Emiliano Cruz da Silva, Gabriela da Costa Zanivan, Irina Scussel, Júlia Galli de Aguiar, Juliane Milak Martignago, Renata Paula Ferreira, Rityell Nascimento Bedinot e Tamili da Rosa Custódio.

Ápice Comunicação
  • Telefone: 3437.9264

Fotos desta notícias

Voltar à listagem

OAB/SC Subseção de Criciúma

Rua Martinho Lutero nº 20 - Pinheirinho. Criciúma - SC. CEP: 88804-470
Fone/Fax (48) 3437-0241 e (048) 3438-4161
Virtualiza Comunicação