OAB participa de projeto de redução de vulnerabilidade social - Notícias

Data: 08/11/2018

Levar cidadania e conhecimento, promovendo debate e a melhoria no ambiente social. A OAB Subseção Criciúma integra as instituições que fazem parte do diferenciado projeto Escola de Pais, em Forquilhinha, que ocorre no Bairro Cidade Alta, na Escola José Aléssio, e tem como curador o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

O objetivo do projeto é capacitar pais ou responsáveis acerca das dimensões da realidade familiar e suas contextualidades, atuando diretamente na formação integral do cidadão e em suas relações interpessoais na sociedade. A dinâmica consiste em palestras, rodas de conversa e brinquedoteca para crianças e adolescentes, levando mais qualidade de vida através de orientações de acordo com a realidade do bairro.

Com a participação do delegado da OAB no município, o advogado Elton Tibes, a comunidade, que vive em uma área de vulnerabilidade social, está conhecendo ainda mais sobre seus direitos e deveres, exercendo o papel ético de cidadão e compartilhando informações com os demais familiares e moradores. O tema explanado pelo advogado no último encontro foi “Ética e Cidadania: Redes Sociais e Mídias”.

“O advogado tem que ter a função social. Temos que enxergar o próximo. Muitas vezes em sociedade, as pessoas acabam não enxergando as outras e os problemas só serão resolvidos de forma coletiva, com organização, participação e união. Costuma citar que somos como gravetos. Um somente não se sustenta, mas juntos ganham força”, menciona Tibes.

Educação aos pais

Segundo a psicóloga e coordenadora do Cras, Joseane Nazario, que planejou o projeto juntamente com a oficiala da Infância e Juventude da comarca, Anaira Zapelini, o Escola de Pais já chega a seu quinto encontro, com temas de relevância e que vem a acrescentar de acordo com a realidade da comunidade, que enfrenta algumas problemáticas sociais, de saúde e de violência, das quais afetam crianças e adolescentes. O projeto foi estudado e construído durante um ano.

“Temos que levar também educação aos pais. Chegamos ao Dr. Tibes, pois ele é um advogado bastante atuante e influente no município e a OAB estar presente só vem enriquecer nossa didática. Por ser também professor, ele aborda a área do Direito de uma forma bastante simplificada, direta, positiva e esclarecedora. Explana os direitos e deveres, como a regularização habitacional, que é uma realidade daqui, pois temos muitas áreas ocupadas de forma irregular”, exemplifica.

O projeto Escola de Pais segue até dezembro na Escola José Aléssio e a intenção é atender um bairro de Forquilhinha a cada ano.

“Nós acreditamos em plantar a semente. Capacitar uma pessoa para disseminar as boas ideias. Notamos uma evolução graças à política de assistência social que é bem atuante, o que reflete nitidamente no nosso atendimento. Desde o início do projeto surgiram denúncias e o nosso foco é atuar na prevenção como também trabalhar com a autoestima das pessoas para elas se valorizarem”, salienta.

Além da OAB e Prefeitura de Forquilhinha, por meio da rede de assistência do município e também a Secretaria de Educação, participam do projeto, o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).