Notícias

Voltar à listagem

Palestra online "Abuso do Poder Religioso" reúne mais de 60 participantes - Notícias

Data: 18/09/2020

 

Na noite de 15 de setembro, a Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB Criciúma realizou evento online sobre o tema polêmico do crime de Abuso do Poder Religioso durante as eleições.

 

A palestra foi proferida pelo Professor Rafael de Lazari, pós-doutor em Direito pela Universidade de Coimbra (Portugal), para mais de 60 participantes. O presidente da OAB Criciúma, Rafael Búrigo Serafim, abriu o evento, chamando a atenção para a importância da defesa da liberdade religiosa na região de Criciúma.

 

Com o uso da tecnologia, o professor de Lazari proferiu a palestra direto de Marília-SP, onde reside, para um grupo plural de advogados, estudantes, líderes religiosos e outros. Havia participantes de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Brasília, Bahia, Pernambuco e até dos EUA.

 

Em sua palestra, o palestrante comentou que "a liberdade religiosa pressupõe a não intervenção do Estado, somente permitindo que o Estado venha para proteger e nunca para restringir a liberdade do cidadão". O orador criticou o recente voto do ministro Fachin, do STF, sobre a tese da criação do crime de abuso do poder religioso. "Abuso religioso em contexto de eleição seria dizer que o cidadão não tem liberdade de pensar", disse o professor.

 

Ao comentar sobre a pandemia, de Lazari afirmou que "estamos em um cenário de absoluto perigo na causa liberdade religiosa no Brasil".

 

Ao final do evento foram feitas perguntas pelos participantes. O presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB-PR, Odacyr Prigol, elogiou a importância do tema discutido e o alto nível de conhecimento do palestrante e dos debates.

 

Texto: Fábio Nascimento, presidente da Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB Criciúma.
Fotos: Reprodução internet.

Ápice Comunicação
  • Telefone: 3437.9264
Voltar à listagem

OAB/SC Subseção de Criciúma

Rua Martinho Lutero nº 20 - Pinheirinho. Criciúma - SC. CEP: 88804-470
Fone/Fax (48) 3437-0241 e (048) 3438-4161
Virtualiza Comunicação