OAB Criciúma nas Redes Sociais
Dúvidas? Envie um e-mail | oab@oabcriciuma.org.br
22/11/2011

Crea, Ascea, OAB e Unesc se unem para discutir a mobilidade urbana

Crea, Ascea, OAB e Unesc se unem para discutir a mobilidade urbana

Com objetivo de orientar e conscientizar toda população a respeito da Lei 5296/04 que trata sobre uma cidade acessível, o Crea, Ascea, OAB e Unesc promovem o seminário “Caminho livre para Acessibilidade” com o arquiteto Mario Cezar da Silveira, nesta terça-feira (22), às 19h, no auditório Ruy Hulse da Unesc. O decreto define que a condição da acessibilidade tem que ser atendida em todas as cidades nos espaços de uso público, coletivo e privado.  As novas edificações também devem atender os princípios do desenho universal que promove ambientes propícios para serem utilizáveis por todas as pessoas.

Conforme a diretora regional do Crea, arquiteta Stelas Maris Rupphental, a questão da acessibilidade nas cidades, principalmente dos deficientes ou pessoas com problemas de mobilidade, passa por uma conscientização dos profissionais responsáveis pela elaboração e execução dos projetos. “Todo ser humano tem o direito de ir e vir com autonomia. Não adianta uma pessoa comprar a melhor cadeira de rodas se ela não consegue se locomover sem ajuda devido inúmeros obstáculos encontrados”, observa.

Para o presidente da OAB de Criciúma, Robinson Kraemer, é fundamental levantar este debate na cidade para melhorar a vida das pessoas. “A mobilidade e acessibilidade é um direito do cidadão previsto em Lei e que deve ser colocado em prática. A participação da Ordem no debate vem para contribuir na defesa de fazer prevalecer esse direito adquirido constitucionalmente”, disse.

A Lei sobre acessibilidade prevê edificações sem barreiras, sanitários acessíveis que proporcione mais segurança, calçadas de melhor qualidade, travessias mais seguras, ônibus sem degrau, além de locais de embarque e desembarque mais acessíveis em todos os meios de transporte. O seminário é aberto ao público e o ingresso é um quilo de alimento não perecível ou uma caixa de leite.

 

Filipe Casagrande - Supra Comunicação

X

Participe das comissões

Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!