Uma rebelião provocada pelos detentos no presídio Santa Augusta, que planejavam uma fuga em massa na madrugada desta quinta-feira (26), levou a Subcomissão dos Direitos Humanos da OAB de Criciúma a comparecer no local para acalmar os presidiários e averiguar se não houve excessos por parte da polícia.
De acordo com o presidente da Subcomissão dos Direitos Humanos, Leandro Alfredo da Rosa, às 8h, ele e o integrante da comissão, Elias Trevisol, foram in loco verificar a situação e constataram que os detentos estavam agitados, sem roupas e nem café. “Solicitamos providencias para administração do presídio que atendeu prontamente. Alguns presos apresentavam lesões, então solicitamos que fosse realizado exame de corpo de delito nos Detentos para posterior averiguação e encaminhamentos”, contou.
Segundo Rosa, a OAB pediu calma aos detentos para que a situação pudesse ser revolvida. “Por volta das 10h à situação foi controlada. Desta forma a administração do presídio pode consertar as grades nas celas danificadas e apurar quem foram os responsáveis pela rebelião”, finalizou. A Polícia Civil trabalha nas buscas para recapturar dois fugitivos do presídio. Nesta tarde, a Subcomissão dos Direitos Humanos da OAB volta pro Santa Augusta para constatar se não há mais nenhum incidente.
Foto: Daniela Niero / Divulgação Portal Engeplus
Filipe Casagrande - Supra Comunicação
Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!