Eleições 2012: o advogado é fundamental no processo eleitoral
“O advogado é fundamental no processo eleitoral, ele é o profissional que garante a lisura do pleito”, essas foram as palavras do advogado e palestrante, Alexandre Barcelos João. Nessa semana, a OAB Criciúma, através da Subcomissão do Jovem Advogado, em parceria com a Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SC, realiza um minicurso. “Legislação Eleitoral para o pleito de 2012”. Esse é o tema abordado pelos palestrantes. O evento teve início nessa segunda e termina hoje.
“Discutimos as maneiras corretas de atuação do advogado durante o período de eleições. Passamos e adquirimos conhecimentos”, afirma o advogado Fábio Jeremias, também palestrante. “Abordamos diversas questões: condutas vedadas, o papel do advogado no processo eleitoral, o abuso de poder, a propaganda eleitoral. Enfim, todos os temas relacionados às eleições”, completa.
O advogado, segundo os palestrantes, garante que o pleito siga as regras que são propostas para o processo. “O advogado é essencial para a justiça. E a justiça é para o advogado. A justiça é o pilar da democracia. Sem justiça, sem advogados e sem democracia, a sociedade acaba fragilizada e sofre as consequências. Com um acompanhamento do processo podemos garantir segurança aos eleitores”, destaca Barcelos.
Participaram advogados, estudantes de direito e profissionais da área, que receberam orientações diversas sobre como deve ser o processo eleitoral. "É ano de eleições. Já é tradição trazermos aos nossos profissionais essas orientações. A ideia é que os temas debatidos aqui sejam repercutidos na sociedade e tragam assim mais seriedade para o pleito. A eleição é um momento importante no país e é necessário que as pessoas se conscientizem disso. Em um tempo que muito se fala em Ficha Limpa, Inegebilidade, Condutas vedadas, discussões como essa são fundamentais”, afirma o presidente da Subcomissão do Jovem Advogado, Lucas Alberton.
Nessa terça, a partir das 19h, no auditório da OAB, é a vez do advogado Pierre Vanderlinde, Presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/Criciúma, que continua com as discussões. Informações pelo telefone: (48) 3437-4122.
Ioton Neto - Ápice Comunicação