A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Criciúma, vem a público manifestar a sua solidariedade a todos os cidadãos do Sul de Santa Catarina, em especial aos moradores das localidades que estão convivendo com a onda de VIOLÊNCIA E VANDALISMO.
A OAB é defensora do Estado Democrático de Direito, e considera inaceitável conviver com atos que buscam intimidar a sociedade civil e colocar em risco a segurança pública.
Inobstante aos procedimentos de segurança que vêm sendo tomados, devem ser identificados e punidos com rigor os autores desses graves delitos, restabelecendo-se a ordem, impedindo que a criminalidade se sobreponha à sociedade organizada.
É o momento de reconhecer que o Estado deve investir ainda mais em segurança, com o aumento dos efetivos policiais, tanto Civil, quanto Militar, revendo também a sua política de segregação, possibilitando a efetiva ressocialização dos apenados. Os cidadãos não podem continuar sendo reféns da criminalidade.
Da mesma forma, espera-se que os direitos e garantias individuais dos cidadãos, previstos na Constituição Federal, sejam observados, e sem qualquer espécie de discriminação, tanto em relação aos profissionais da segurança pública, quanto aos detentos e aos cidadãos.
Reconhecemos, ainda, o trabalho realizado pelas forças de segurança nos últimos dias na cidade de Criciúma, em especial pelas Polícias Civil e Militar, visando o pronto restabelecimento da ordem e dando prioridade à vida dos cidadãos de bem.
Aos policiais e profissionais envolvidos, que se arriscam diariamente para manter Criciúma segura, o reconhecimento desta instituição que, igualmente, luta pelos direitos dos cidadãos. A bandeira levantada pela OAB, de lutar pela reestruturação das forças de segurança, pleiteando melhorias junto às autoridades competentes, continua.
Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!