Evento fortaleceu o protagonismo da advocacia criminal da Região Sul em mais de 12h de programação
A OAB Subseção Criciúma reuniu 16 palestrantes nacionais e estaduais da advocacia e da magistratura para o I Seminário de Ciências Criminais, que ocorreu nessa quarta-feira (16), na ACIC. Foram mais de 12h de evento, com palestras e debates que contemplaram os principais desafios e avanços das Ciências Criminais no Brasil. A iniciativa obteve mais de 200 inscrições, divididas entre advogados, professores e estudantes de Direito.
“Este é o primeiro de muitos seminários que virão para discutir o Direito Criminal, que é essencial para manter a ordem jurídica e garantir a proteção dos Direitos Humanos e da Segurança Pública”, afirmou o presidente da OAB Subseção Criciúma, Moacyr Jardim de Menezes Neto.
Para abrir os debates, o primeiro painel do Seminário abordou o tema ‘O Sistema de Justiça e Advocacia Criminal’. “A Subseção de Criciúma trouxe, pela primeira vez, esse evento que tende a ser um marco para a matéria das ciências criminais. É uma grande alegria participar de um seminário que reúne nomes nacionais, estaduais e locais para produzir ciência por meio de debates tão ricos”, declarou o coordenador geral das Comissões da OAB Subseção Criciúma, Adriano Galvão.
Na sequência, temas relacionados às Políticas Criminais, à Segurança Pública, à Advocacia Criminal e ao Tribunal do Júri foram abordados durante o período vespertino do simpósio. Já durante a noite, o debate se voltou a pautas contemporâneos na Advocacia Criminal, como a proteção de dados e os novos desafios da atuação criminalista.
Para o secretário-geral Adjunto da Subseção de Criciúma, Antônio Salfer, os temas discutidos durante os painéis temáticos possuem grande relevância para a atuação dos profissionais que batalham pela justiça e proteção dos direitos humanos. “Realizar um seminário dessa magnitude evidencia a força da advocacia da região e o compromisso da OAB Subseção Criciúma com a valorização profissional e o fortalecimento institucional por meio da qualificação continuada”, discorre Salfer.
Proatividade e qualificação
A iniciativa integra os ideais da diretoria da OAB Subseção Criciúma reafirmando o seu posicionamento como uma entidade moderna, proativa, acolhedora e comprometida com a qualificação das advogadas e advogados da região e com a promoção da justiça. A Subseção já planeja novas edições do seminário de Ciências Criminais para os próximos anos, fortalecendo o protagonismo da advocacia criminal no estado.
“O Seminário de Ciências Criminais é um marco histórico na trajetória da Subseção de Criciúma. Daqui saímos mais fortes, com ideias mais sólidas, e prontos para enfrentar as batalhas do dia a dia da advocacia”, destaca o representante da Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina (AACRIMESC), Guilherme Hanoff.
Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!