Advogados, juízes, desembargadores, estudantes de direito, e demais profissionais ligados aos assuntos que envolvem a esfera do Poder Judiciário prestigiaram abertura do I Congresso da Advocacia Sul Catarinense, organizado pela Comissão de Estudos Jurídicos da OAB. Mais de 250 pessoas compareceram o primeiro dia do evento realizado no Centro Evento Oásis de Criciúma, que traz a participação de 10 palestrantes de todo Brasil com reconhecimento no meio jurídico.
O presidente da OAB de Criciúma, Robinson Kraemer cumprimentou os participantes e disse que a realização deste Congresso é um sonho para advocacia sul catarinense. “O advogado de hoje não pode mais ficar sem novos conhecimentos durante o exercício da profissão. Novas dimensões da advocacia e do próprio direito estão a exigir melhor e maior preparo do advogado. Fortalecer a advocacia é fortalecer a justiça”, ressalta.
Segundo o presidente da Comissão de Estudos Jurídicos, Rodolfo Back Loch, a ideia de realizar este evento foi também de contribuir com toda sociedade do sul do Estado. “Já dizia o americano Jeremy Waldron que de todas as funções políticas da democracia, nenhuma é mais importante que a legislação. O corpo legislativo detém o poder de mudar as regras fundamentais e as estruturas que regem a vida em sociedade. Por isso devemos nos aperfeiçoar e compreender a criação e o sentido de qualquer legislação”, disse.
O presidente da Caasc, Diogo Pítsica, parabenizou a elaboração deste Congresso. “A arma da democracia é o conhecimento, por isso cumprimento a organização que promove este evento contemplando toda advocacia sul catarinense. Parabenizo, também, a todos que se fazem presente em busca de constante atualização”, comenta. O conselheiro federal da OAB, Paulo Marcondes Brincas, abriu as palestras do primeiro dia abordando “A missão constitucional do advogado”. O conselheiro estadual da OAB, Luciano Duarte Peres, finalizou com o tema “O Supremo Tribunal de Justiça e o Código de Defesa do Consumidor nos contratos bancários”.
Congresso continua nesta sexta
O Iº Congresso da Advocacia Sul Catarinense continua nesta sexta-feira (21) com outras oito palestras. Temas diversificados e de relevância serão tratados das 9h até as 18h. Exemplo é a palestra do o desembargador do TRF da 3ª região, Newton de Lucca, que fala sobre “Aspectos relevantes no Comércio Eletrônico”, e o juiz federal do TRF da 4ª região, Roger Raupp Rios, que vai abordar o “Direito da Antidiscriminação”. Após o encerramento, a Comissão de Eventos da OAB promove um jantar de confraternização. Os interessados podem conferir a programação completa, valores e se inscrever pelo site http://oabcriciuma.org.br/
Filipe Casagrande - Supra Comunicação
Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!