Integrantes da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB de Criciúma vistoriaram nesta terça-feira (18/6) o Presídio Santa Augusta, de Criciúma. Na lista da vistoria foram anotados pontos positivos e negativos.
“Notamos que o grande problema do Presídio Santa Augusta, é a estrutura. O local é capacitado para receber 500 detentos, mas hoje atende mais de 800. Isso acaba dificultando o alojamento dos presidiários. Algumas celas não têm condições nenhuma de receber um preso, de tão desumanas e inapropriadas”, explica o presidente da Comissão de Assuntos Prisionais, Elias Trevisol. “Vistoriamos o Santa Augusta de duas a três vezes por ano. Queremos diminuir esse espaço de tempo, visitando de dois em dois meses o cárcere”, ressalta Trevisol.
No entanto, para o grupo que vistoriou há pontos positivos para o presídio. “Mesmo com uma estrutura precária, a diretoria do alojamento tem se preocupado em melhorar o ambiente carcerário”, comenta o advogado João Paulo Cardoso, membro da comissão de prerrogativas. Segundo Elias Trevisol o alojamento dos alimentos perecíveis no local também melhorou.
Após a vistoria, a comissão faz um relatório e entrega à diretoria da OAB, que encaminha os pedidos ao Poder Judiciário.
*foto - Jussi Moraes/ Arquivo Engeplus
Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!