OAB Criciúma nas Redes Sociais
Dúvidas? Envie um e-mail | oab@oabcriciuma.org.br
29/10/2025

OAB Subseção Criciúma apoia campanha de doação de roupas sociais para advogadas

OAB Subseção Criciúma apoia campanha de doação de roupas sociais para advogadas

Donativos devem ser entregues no dia 3 de novembro e serão destinados a mulheres estudantes de Direito e advogadas em situação de vulnerabilidade socioeconômica

Por estarem em situação de vulnerabilidade socioeconômica, mulheres estudantes de Direito e advogadas deixam de frequentar audiências, entrevistas e órgãos públicos, perdendo oportunidades profissionais por não possuírem roupas sociais adequadas. Visando a inclusão e amplificação da igualdade na classe, o Comitê Nacional de Empoderamento Feminino realiza a campanha nacional “Há de manter a Liturgia” para doação de roupas sociais femininas.

A iniciativa conta com o apoio da Subseção de Criciúma da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e contará com pontos de arrecadação na sede da própria OAB, bem como na Esucri, na Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI), no fórum da Justiça do Trabalho e na comarca de Criciúma do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.

De acordo com a coordenadora do projeto “Há de manter a Liturgia” em Criciúma, Daniela Mader, a campanha não trata apenas sobre roupas, mas de devolver a dignidade e o protagonismo que a desigualdade social tirou das mulheres atendidas.

“Muitas vezes, estudantes e advogadas não têm condição de adquirir roupas adequadas para comparecer a audiências, entrevistas e eventos em órgãos públicos e acabam por perder oportunidades profissionais. Essa falta de vestimenta formal, embora pareça um mero detalhe, se transforma em uma barreira invisível que reforça a desigualdade e impede a inclusão profissional dessas mulheres, agravando ainda mais essa situação de vulnerabilidade econômica”, relata Daniela.

Serão aceitas roupas sociais femininas novas e usadas em bom estado, o que inclui: calças, blazers, camisas, vestidos, saias e sapatos. Os donativos devem ser entregues nos pontos de arrecadação no dia 3 de novembro, para posterior separação e destinação das peças às mulheres atendidas pela campanha.

“A campanha promovida pelo Comitê Nacional é uma forma de oportunizar à essas mulheres o acesso aos espaços que são delas por direito, para que possam exercer sua profissão sem o empecilho socioeconômico. Ao apoiar a ação “Há de se manter a Liturgia”, a OAB Subseção Criciúma reforça seu papel na promoção de uma advocacia mais justa e igualitária”, afirma o presidente da OAB Subseção Criciúma, Moacyr Jardim de Menezes Neto.

Comitê Nacional de Empoderamento Feminino

Formado inicialmente por mulheres advogadas, o Comitê Nacional de Empoderamento Feminino é uma organização privada, sem fins lucrativos, e que visa contribuir para a inclusão e o empoderamento feminino por meio de ações sociais.

Atualmente, o projeto é representado por 30 mulheres com diferentes formações acadêmica e que coordenam temáticas dentro da iniciativa em áreas como Direito, Medicina e Psicologia, em diversas regiões do Brasil.

Além da campanha de doação de roupas, o Comitê Nacional de Empoderamento Feminino também promove espaços de encontros femininos e palestras de cunho técnico e educacional.

Confira o endereço dos pontos de arrecadação:

Sede da OAB Subseção Criciúma – R. Martinho Lutero, 20 - Pinheirinho, Criciúma - SC, 88804-470

Esucri – R. Gonçalves Lêdo, 185 - Centro, Criciúma - SC, 88802-120

DPCAMI – R. Gen. Lauro Sodré, 110 - Comerciário, Criciúma - SC, 88803-000

Justiça do Trabalho – Av. Getúlio Vargas, 417 - Centro, Criciúma - SC, 88801-500

Comarca de Criciúma do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (Fórum) – Av. Santos Dumont, s/n - Milanese, Criciúma - SC, 88804-578

X

Participe das comissões

Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!