OAB Subseção Criciúma celebra 48 anos de atuação firme em prol da advocacia e da sociedade Sul Catarinense
Instituída em 1977, entidade se destaca pela defesa da democracia, valorização da classe e compromisso com a cidadania
Neste sábado, 29 de novembro, a OAB Subseção Criciúma celebra seus 48 anos de história, marcados pela firme atuação na defesa das prerrogativas da advocacia, na proteção do Estado Democrático de Direito e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Fundada em 1977, inicialmente em uma sala no Palácio do Estado, na época, a Subseção atendia pouco mais de 200 advogados da região.
Com o passar dos anos, a entidade foi crescendo e se fortalecendo, até chegar aos dias atuais, reunindo 3.422 advogados e advogadas nos dez municípios que compreendem a sua área de atuação. Além disso, ainda conquistou sua sede própria, no Bairro Pinheirinho, ao lado do Fórum da Comarca de Criciúma, oferecendo uma infraestrutura completa para atendimento às demandas da advocacia.
“Quando penso nos 48 anos da nossa Subseção, penso também em nossos valores: defesa da advocacia, da cidadania, da democracia e das nossas prerrogativas. Nesses 48 anos, a Subseção de Criciúma se destacou e continua se destacando, entre tantas outras subseções do interior, pelo seu comprometimento firme e responsável em prol da advocacia e da sociedade”, destaca o presidente da OAB Criciúma, Moacyr Jardim de Menezes Neto.
Para a vice-presidente da Subseção, Janaína Alfredo da Rosa, o aniversário representa mais que uma celebração. “Esses 48 anos simbolizam quase meio século de compromisso com a cidadania, com o Estado Democrático de Direito e com a valorização de todos os advogados da região. Representam uma trajetória construída com dedicação por tantas gestões comprometidas, que fizeram da OAB Criciúma uma referência de atuação ética, humana e proativa”, completa.
Valorização e contribuição
Segundo a secretária geral da OAB Criciúma, Caroline Hobold Sakae, nessa data tão simbólica, é preciso valorizar a memória institucional, que contempla não só os profissionais que atuam hoje, mas também aqueles que deram início à essa história e possibilitaram diversas conquistas “Esse marco celebra a história de todos que construíram a instituição ao enfrentarem desafios, fortalecerem a classe e garantirem que a OAB Criciúma se tornasse referência de ética, diálogo e liderança jurídica no Sul do Estado”, evidencia.
Nos últimos anos, a OAB Criciúma modernizou sua gestão, promovendo a digitalização de processos, a formação de 53 comissões temáticas voltadas às necessidades da advocacia e da sociedade, além de intensificar ações sociais, educativas e institucionais que contribuem para o desenvolvimento da região. “Hoje, reconhecemos os desafios e as conquistas do passado, valorizando o presente e reafirmando nossa responsabilidade de seguir trabalhando por uma advocacia forte e protagonista”, acrescenta o secretário-geral adjunto da Subseção, Antônio Salfer.
Apoio à comunidade
Atualmente, a entidade atua de forma cada vez mais alinhada aos pilares de proatividade, acolhimento, transparência, humanização e comprometimento, promovendo ações que aproximam a advocacia da sociedade e consolidam sua imagem como uma instituição moderna, presente e essencial para o bem-estar coletivo.
Com uma comunicação acessível, campanhas educativas, atuação em rede com entidades locais e a constante escuta ativa da advocacia e da sociedade, a OAB Subseção Criciúma tem reafirmado seu papel como instituição essencial para a justiça social e para a valorização profissional em toda a região Sul de Santa Catarina.
Neste cenário, o tesoureiro da Subseção, Maurício Rocha, defende a continuidade dos trabalhos, de maneira firme e transparente. “Ao longo de quase meio século, nossa entidade fortaleceu a união da classe, construiu uma representatividade crescente nos âmbitos estadual e federal e permanece vigilante na defesa das prerrogativas e no combate às desigualdades”, afirma.
“Esse marco representa a continuidade do nosso trabalho em busca do fortalecimento da jovem advocacia, da inclusão, da proteção das prerrogativas e da promoção de justiça para além do mundo jurídico, alcançando toda a comunidade”, finaliza o tesoureiro-adjunto da OAB, Aldir Nelso Sonaglio.
Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!