A programação do Outubro Rosa na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Criciúma, está movimentando a classe durante esta semana. Diversas ações especiais estão sendo realizadas na sede da instituição, com o objetivo de conscientizar quanto aos cuidados com a saúde feminina e à prevenção de doenças. Organizado pela Caixa de Assistência aos Advogados (Caasc), o evento têm oportunizado uma série de benefícios às profissionais.
De acordo com o delegado da Caixa, Rafael Burigo Serafim, a Caasc aproveitou a movimentação mundial em prol da saúde feminina para oportunizar exames, palestras e distribuir informações. “O Estado nos orientou a fazer três dias, mas estendemos a programação e vamos até sexta-feira”, conta Rafael.
Para o presidente da subseção, Luiz Fernando Michalak, o evento tem como objetivo fortalecer a ideia de que a Ordem faz o possível para melhorar o ambiente social da localidade onde está inserida. “Este é o nosso objetivo, agregar e somar às ações já realizadas, sempre visando o bem dos profissionais e da sociedade como um todo”, destaca.
Desinformação sobre câncer ainda é grande
Uma das ações realizadas às profissionais da advocacia foi a palestra sobre “Direitos das mulheres com câncer”, ministrada por Clélia Fontanella. Na oportunidade, ela falou sobre a doença, tratamento, diagnóstico e dificuldades enfrentadas pelas mulheres assim que descobrem a enfermidade. “Quando se depara com a notícia, a primeira coisa que vem à mente é a ideia de morte. Aos poucos, no entanto, o tratamento inicia, e vemos que não é bem assim”, comenta.
De acordo com a palestrante, na região de Criciúma normalmente as mulheres são diagnosticadas com câncer já no nível quatro. “Há ainda muita desinformação sobre o assunto. A cidade pede socorro, porque a educação preventiva para o câncer é mínima. Crianças, jovens e adolescentes pouco sabem sobre o problema”, emenda Clélia.
Durante a oportunidade, a palestrante ensinou a fazer o autoexame de mama, indispensável para a descoberta de nódulos ou caroços no seio. “Ele é de extrema importância e muito fácil de fazer. Basta dedilhar a mama com cuidado e atenção”, completa. A semana do Outubro Rosa continua até sexta-feira. Segue a programação:
Dia 17:
Manhã: Reflexologia e Shiatsu, com Adelinda Milak. Estímulos que identificam, tratam e previnem distúrbios físicos e emocionais
Tarde: Reflexologia e Shiatsu, com Adelinda Milak. Estímulos que identificam, tratam e previnem distúrbios físicos e emocionais
Noite: Palestra sobre prevenção do câncer de mama com a mastologista Betriaz Althoff Rocha, no auditório da OAB, às 19 horas.
Dia 18:
Manhã: Limpeza odontológica com Christine Backes
Tarde: Limpeza odontológica com Christine Backes
Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!