OAB Criciúma nas Redes Sociais
Dúvidas? Envie um e-mail | oab@oabcriciuma.org.br
07/10/2025

Com presença do presidente nacional da OAB, Subseção de Criciúma inaugura 1ª Sala das Prerrogativas fora da capital de SC

Com presença do presidente nacional da OAB, Subseção de Criciúma inaugura 1ª Sala das Prerrogativas fora da capital de SC

Além de Beto Simonetti, ato solene também contou com a participação de lideranças como o presidente da OAB/SC, Juliano Mandelli, e o ex-presidente do Conselho Federal, Marcus Vinícius Furtado Coêlho


Em uma solenidade com a presença de grandes lideranças da advocacia brasileira, como o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, a OAB Subseção de Criciúma inaugurou oficialmente a sua Sala das Prerrogativas nesta segunda-feira (07). Trata-se do primeiro espaço aberto fora da capital de Santa Catarina a seguir o novo modelo institucional da OAB/SC.

Também participaram da cerimônia o presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli; o ex-presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho; a secretária-geral da OAB/SC, Caroline Rasmussen; o diretor tesoureiro da OAB/SC, Jean Leomar Pereira; o diretor de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da Seccional, Rui Cesar Voltolini; e o conselheiro federal da OAB e coordenador-geral das Comissões Temáticas do CFOAB, Rafael Horn. A solenidade reuniu ainda a diretoria da Subseção Criciúma, conselheiros estaduais e federais, presidentes das Subseções do Sul catarinense, membros de comissões, representantes da advocacia local e demais convidados.

O presidente da OAB Criciúma, Moacyr Jardim de Menezes Neto, ressaltou que a nova sala é fruto de um compromisso permanente da entidade com o fortalecimento da advocacia e que a presença dos presidentes nacional e estadual no ato demonstra a postura vigilante da Ordem em defesa das prerrogativas, reforçando o compromisso com todas as advogadas e advogados, onde quer que estejam.

“As prerrogativas da advocacia representam direitos e garantias que asseguram a independência, a autonomia e a atuação plena dos advogados na defesa de seus clientes e no exercício da profissão. São fundamentais para garantir o acesso à justiça, proteger direitos fundamentais, preservar o equilíbrio entre os poderes e fortalecer o Estado Democrático de Direito, em benefício de toda a sociedade”, ressaltou Menezes Neto.

Para o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, respeitar as prerrogativas da advocacia não é um favor que as autoridades fazem à classe, mas sim, um ato de respeito.  “Criciúma demonstra seu afinco em defender e valorizar os advogados ao inaugurar a sua Sala das Prerrogativas. A advocacia tem muitas angústias e a Ordem trabalha para solucioná-las diariamente, da forma mais discreta possível, para não perdermos a capacidade do diálogo. O lado da Ordem sempre será ao lado da advocacia e o nosso partido sempre será o Brasil”, declarou.

Apoio e acolhimento

Na mesma linha, o presidente da OAB Santa Catarina, Juliano Mandelli, destacou que espaços de apoio e acolhimento ao advogado, como é o caso da Sala das Prerrogativas, estão alinhados ao compromisso que a Ordem dos Advogados do Brasil tem de valorizar, defender e fortalecer a classe. “Entendemos que, ao valorizar o advogado, estamos defendendo também a cidadania. Quando um advogado passa por um momento de violação, ele precisa do apoio institucional. A presença do presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, demonstra que ele entende que Santa Catarina trata a Defesa das Prerrogativas como uma prioridade e nos valoriza por isso”, evidenciou.

Com estrutura moderna, acolhedora e alinhada às diretrizes da OAB Santa Catarina, a nova Sala das Prerrogativas passa a funcionar na sede da Subseção. O espaço foi projetado para garantir suporte institucional a advogadas e advogados em situações que envolvam o resguardo de seus direitos profissionais, promovendo dignidade, segurança e valorização ao exercício da advocacia no Sul do Estado.

“A OAB já prestava atendimento de plantão 24 horas. A sala que inauguramos hoje é um ponto de apoio fixo para que, quando o advogado tenha alguma prerrogativa violada, ele possa ter, na instituição, um espaço amplo com computador para fazer um requerimento”, afirmou a delegada e coordenadora regional da Comissão de Defesa de Prerrogativas, Cleusa Cardoso Copetti.

 

Fotos: Du Tarasca / OAB-SC

Fotos

X

Participe das comissões

Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!