O presidente da OAB de Criciúma, Robinson Conti Kraemer, recebeu hoje (11/05) do presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), José Trindade dos Santos a garantia de que Içara será contemplada com a instalação da 3ª Vara Estadual. A reunião aconteceu em Florianópolis e contou com a participação do secretário regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso, o juiz diretor do Foro de Içara, Fernando Ritter, os conselheiros de suspeição da OAB, Alexandre Maragno, Celestino Motta e representantes da comarca içarense.
O presidente do TJSC garantiu a comitiva que Içara está entre as cidades prioritárias para instalar a nova vara estadual. De acordo com Santos, o município tem vantagens por ter a estrutura pronta e o concurso público para contratação de novos servidores já foi aberto. Porém, hoje, o Tribunal tem capacidade para instalar apenas seis varas no estado, o que é pouco em função da alta demanda. “Há previsão para o nosso orçamento ser ampliado em julho deste ano. Se isto acontecer, podemos aumentar o número de instalações das varas e Içara será contemplada com a 3ª Vara em 2010”, declarou.
Dados divulgados pela comarca de Içara, mostra que existem 16 mil processos nas duas varas existentes e, mesmo com o grupo empenhado, fica difícil resolver os problemas de forma ágil. “Só nos últimos quatro meses, mais de dois mil novos processos entraram na justiça de Içara”, disse o presidente da OAB, Robinson Kramer, ao presidente do TJSC, José dos Santos que registrou os dados para ser incluso no estudo das cidades que vão receber uma das seis varas programadas para instalar este ano no estado.
Na oportunidade a comitiva solicitou também a instalação da Vara de Execução Penal para Criciúma. O presidente do TJSC disse que a cidade deve receber em breve, pois há orientação do Conselho Nacional de Justiça nesta direção. Para Kraemer, o encontro foi positivo e ajudou a estreitar os relacionamentos da OAB com o novo presidente do TJSC. “Gostaria de ter uma data fixa para a instalação da 3ª Vara em Içara, mesmo assim a reunião foi positiva e produtiva. Além de nos aproximar do presidente José Trindade dos Santos, foi possível mostrar a mobilização do Sul do Estado”, contou.
Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!