OAB Criciúma nas Redes Sociais
Dúvidas? Envie um e-mail | oab@oabcriciuma.org.br
28/02/2012

Quarta Vara Federal é entregue para Criciúma

Quarta Vara Federal é entregue para Criciúma

Em cerimônia prestigiada com auditório lotado, a quarta Vara Federal foi entregue oficialmente para Criciúma nesta terça-feira (28), na sede da Justiça Federal. Autoridades e representantes de diversas esferas do meio jurídico estiveram presentes para acompanhar a implantação da nova Vara Federal Cível pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

O presidente da OAB de Criciúma, Robinson Kraemer, agradeceu o TRF por atender uma reivindicação antiga da cidade. “Foi uma luta de mais de oito anos. Hoje temos 20 mil processos nas varas existentes, sendo que 14 mil novos processos entram todo ano. Por isso era tão importante à instalação desta nova Vara Federal para suprir demanda, e quem ganha são as 560 mil pessoas que vivem na Amrec e Amesc”, declara.

A presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargadora Marga Inge Barth Tessler, parabenizou a cidade e comentou que essa conquista só foi possível por causa da mobilização da comunidade. “Uma sociedade organizada consegue conquistar muita coisa. A cidade está de parabéns”, disse. O procurador da República, Darlan Dias, reforça as palavras da presidente. “Se a nossa Justiça já é produtiva, com essa nova Vara ficará muito melhor. Todos estão de parabéns”.

O juiz federal, Alcides Vettorazzi, lembra que há 13 anos não havia instalação de uma nova Vara Federal na cidade. “O ato de hoje acrescenta força na movimentação dos processos. São 16 servidores, dois juízes e uma folha de pagamento que se aproxima de 200 mil reais para movimentar ainda mais a economia regional. Criciúma sai engrandecida e com destaque no cenário nacional”, comenta.

Além destes, fizeram parte da mesa de autoridades o vice-prefeito, Márcio Búrigo, o secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso; o presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Manoel; o desembargador do TRF4, Jorge Antonio Maurique, e a diretora do Foro local, juíza federal Marina Vasques Duarte, que agradeceu o acolhimento recebido em Criciúma e informou que está de mudança para outra região.

A nova unidade terá competência para os processos de natureza cível, com exceção das causas de competência dos juizados especiais federais e incidentes às execuções fiscais. O titular será o juiz federal Zenildo Bodnar, vindo de São Miguel do Oeste (SC), e a substituta será a juíza Rafaela Santos Martins da Rosa, vinda de Jaraguá do Sul (SC). A Justiça Federal em Criciúma atende a 26 municípios da região, incluindo a sede.

 

Filipe Casagrande - Supra Comunicação

Fotos

X

Participe das comissões

Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!