Representantes da Subcomissão de Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Criciúma, realizaram uma visita técnica ao Centro de Zoonoses do município. A intenção, conforme a presidente, Cristiane Fogliarini, é de acompanhar o trabalho realizado pela entidade, que recolhe e trata os animais que têm algum tipo de zoonose, doença que pode infectar, também, o ser humano.
De acordo com ela, a Subcomissão, que foi formada em junho, tem o objetivo de fiscalizar e auxiliar pessoas e instituições que se propõem a cuidar dos animais. “Por isso fizemos essa visita ao Centro, participamos de reuniões, conversamos com os profissionais para entender o trabalho que vem sendo desenvolvido. O local passou por muitas melhoras desde que foi fundado. Os cães são tratados e, posteriormente, doados ou levados ao local de origem”, explica Cristiane.
Hoje, o Centro de Zoonoses conta com uma equipe formada por duas veterinárias, guarda e tratador. “Ainda faltam equipamentos para atender aos animais que precisam de algum procedimento cirúrgico. Quando eles estão atropelados ou precisam de castração, por exemplo, passam por uma triagem no Centro e são encaminhados para clínicas particulares”, exemplifica.
Conforme o presidente da subseção de Criciúma, Luiz Fernando Michalak, a Subcomissão de Defesa dos Animais foi criada por conta da primícia de que a Ordem defende a valorização da vida, não importa se humana ou animal. “Somos defensores dos direitos e deveres em sociedade. Apoiamos as campanhas e ações realizadas por instituições como o Centro de Zoonoses porque sabemos o quão importante elas são”, destaca.
Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!