13/12/2023

Reunião de apresentação dos resultados de 2023

Na última segunda-feira, 11/12, reunimos os(as) Conselheiros(as) e Diretores das Comissões para apresentarmos os resultados do ano de 2023 da OAB Subseção de Criciúma.

Pelo Presidente da OAB Subseção de Criciúma Dr. Alisson Murilo Matos e sua diretoria, foram elencados os registros da Subseção no calendário 2023, como:

Fortalecimento e ações realizadas pelas 40 comissões temáticas, que atualmente agregam 1.132 inscrições de advogados(as) que participam de forma voluntária. No ano houveram 53 eventos em sua maioria voltados para ensino e conhecimento jurídico, muitos deles com apoio da ESA – Escola Superior da Advocacia da OAB/SC.

No calendário da Subseção foram registradas mais de 230 reuniões ao longo do ano, dentre elas com as comissões, diretoria, conselho, com instituições atreladas ao exercício da profissão, com a advocacia e etc.

Projetos como OAB na Praça foram realizados durante o ano, no total de 6 oportunidades, com temas de relevância social aproximando a advocacia da população.

Também foram apresentados os destaques como a campanha “A Leitura é um Recomeçar”, que arrecadou mais de 1.500 livros advindos de doação. Os livros foram destinados para projetos sociais como de ressocialização.

Foram muitos os investimentos em infraestrutura e projetos, ao exemplo da Inauguração da sala “OAB por Elas” na DPCAMI, atrelado ao atendimento e acolhimento das vítimas de violência doméstica.

Inauguração de uma sala equipada da OAB à disposição da advocacia criminal na Penitenciária Sul em Criciúma.

Implantação do autoatendimento nas 5 salas dos Fóruns (Forquilhinha, Içara, Urussanga, Trabalhista e Federal), como forma de modernizar e facilitar o atendimento para a advocacia, em equilíbrio com a gestão de recursos da instituição e eficiência.

Inauguração de Escritório Compartilhado da OAB/CAASC no centro da cidade de Içara/SC, proporcionando infraestrutura para que a advocacia possa atender seus clientes com modernidade e conforto.

Lançamento do “Disk Fiscalização”, canal de atendimento 24h para fiscalização e valorização da advocacia.

Foram registradas 203 entregas de credenciais para novos colegas no ano de 2023. Todas as solenidades também contaram com workshop apresentados pela Comissão da Jovem Advocacia, permitindo além do acolhimento aos jovens advogados, aprofundar conhecimentos e trocar experiências.

Foi relembrada a conquista da instalação da Vara do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica no Fórum da Comarca de Criciúma.

A vitória oriunda da decisão judicial dos autos nº 5003827-25.2023.8.24.0020, a partir de ação judicial ingressada pela OAB, que resultou na desoneração de aproximadamente 2.000 advogados(as) de Criciúma da TLFE e Alvarás.

Foi destacado o trabalho incansável e voluntário dos membros do Conselho da OAB Subseção de Criciúma nas instruções de processos éticos e disciplinares.

Ressaltado a importância de todas as 40 comissões temáticas que reúnem advogados e advogadas de forma voluntária.

Restou destacado ainda o trabalho incansável na defesa permanente das Prerrogativas da Profissão, e o sistema de Plantão Permanente (24h) através do sistema S.O.S Prerrogativas.

A CAASC representada pelo Presidente Dr. Juliano Mandelli e pela Delegada da CAASC de Criciúma Dra. Raquel Amboni da Cunha, apresentaram as campanhas, avanços e investimentos em prol da advocacia no ano de 2023.

A Seccional Catarinense esteve representada pelo Diretor Tesoureiro Dr. Rafael Búrigo Serafim, que destacou as conquistas obtidas no Estado em favor da advocacia em várias frentes. Lembrou ainda dos investimentos e do “congelamento” da anuidade mantido para o ano de 2024, com desconto de 50% para a jovem advocacia.

A reunião teve um espaço voltado para o planejamento do ano de 2024, sempre pautado nas bandeiras de inovação, capacitação, integração e transparência.

Na ocasião ainda foi realizada a cerimônia de entrega da credencial a Desembargadora aposentada Dra. Salete Sommariva, que retorna para os quadros da advocacia. Dra. Salete também foi Presidente da OAB Subseção de Criciúma na gestão 1995-1997.

O Presidente da OAB Criciúma Dr. Alisson Murilo Matos, agradeceu toda a diretoria, conselheiros e conselheiras, a advocacia que compõe as comissões temáticas, coordenadores das comissões, delegados da CAASC, toda diretoria da Seccional Catarinense na pessoa da Dra. Cláudia Prudêncio, da CAASC na pessoa do Dr. Juliano Mandelli e a advocacia criciumense pela força, união e conquistas alcançadas nesse ano de 2023.