OAB Criciúma nas Redes Sociais
Dúvidas? Envie um e-mail | oab@oabcriciuma.org.br
14/09/2022

Vara Criminal é instalada no Foro da Comarca de Içara

Vara Criminal é instalada no Foro da Comarca de Içara

Há pelo menos uma década a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Criciúma vem lutando pela instalação da Vara Criminal em Içara. Agora, toda a advocacia e os cidadãos içarenses poderão usufruir dos serviços da jurisdição, isso porque o espaço foi inaugurado nesta terça-feira (13) no Foro do município. 


O pleito antigo foi atendido em maio deste ano pelo presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador João Henrique Blasi. “Recebemos no Tribunal uma grande demanda para criação de varas e comarcas e isso exige um estudo aprofundado de cada situação. No estudo que fizemos referente a Comarca de Içara, ficou evidenciado pelos dados estatísticos, que havia a necessidade de instalarmos a Vara Criminal. Por isso o Tribunal rapidamente decidiu-se por essa instalação que foi viabilizada”, destacou Blasi.

O pedido para a instalação da Vara foi uma interlocução entre a OAB Santa Catarina e o Tribunal, juntamente com lideranças políticas do Sul Catarinense. “Isso é um sonho antigo que vai desobstruir o andamento dos processos, agilizar as execuções e cumprimentos de sentenças e viabilizar uma prestação jurisdicional tempestiva”, ressaltou o vice-presidente da OAB Santa Catarina, Eduardo de Mello, que esteve representando a Secciconal.


A instauração da jurisdição deve melhorar o andamento de processos para os cidadãos e toda advocacia. “A instalação da 3ª vara veio para auxiliar na melhora do acesso à justiça aos cidadãos, com a expectativa que haja uma tramitação mais rápida dos processos no Foro da Comarca de Içara”, comentou o presidente da OAB Criciúma, Alisson Murilo Matos.

Atualmente, a Comarca de Içara é a que expressa a maior entrada de processos, sendo aproximadamente 30 mil em andamento nas duas unidades do Foro. “Concretizamos essa instalação e estendemos aos cidadãos de Içara e Balneário Rincão a prestação jurisdicional ainda mais afinada, no sentido de dar mais celeridade e efetividade às decisões. Isso fortalece a cidadania das pessoas e a dignidade igualmente, no sentido de trazer a justiça mais próxima”, frisou a  corregedora-geral da Justiça, desembargadora Denise Volpato.

Fotos

X

Participe das comissões

Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!