Nome reconhecido pela atuação no combate à violência doméstica contra a mulher, a desembargadora Salete Sommariva, palestrante desta sexta-feira (26), última dia da Conferência Estadual da Advocacia, em Criciúma, disse que a lei Maria da Penha, criada para proteger a mulher, reduziu em apenas 10% a violência. “Esta lei e a lei do feminicídio constituem o arcabouço jurídico de proteção, mas ele ainda é insuficiente, estamos engatinhando”, comentou.
Em sua palestra, a desembargadora conclamou as mulheres a assumirem o protagonismo, buscando espaços de liderança, inclusive em instituições como a OAB. “Não podemos esperar que os homens nos levem aos cargos diretivos, nós temos que ser ousadas e corajosas para lutar por esses cargos”, disse. Para Sommariva, apesar de alguns avanços, a mulher ainda tem um longo caminho em busca do tratamento igualitário.
Participaram da mesa de debates a presidente da subseção de Gaspar, Meri Terezinha Zibetti, e o presidente da subseção de Chapecó, Ortenillo Azzolini.
Assessoria de Comunicação da OAB/SC
Nos envie seu contato, retornaremos o mais breve possível!